26.5.12

O FORRÓ EM PERNAMBUCO

ESSA MÚSICA É CANTADA NAS FESTAS JUNINAS...É LINDA DEMAIS E A GENTE SE DELICIA DANÇANDO.O SÃO JOAÃO DO NORDESTE NÃO TEM IGUAL.AQUI EM PE OS INTERIORES PROMOVEM FESTAS ONDE PODEMOS CURTIR ESSA FESTA.OLINDA NO SITIO DAS ARTES,TODA SEXTA TEM UM BELO ARRASTA PÉ...
                                                           Gisis

23.5.12

XOTE DO BRASIL

UM DVD QUE MOSTRA ACULTURA PERNAMBUCANA,,SUAS MÚSICAS,SEU POVO E SEU ARTESANATO...VALE  A PENA VER...
                                                                        Gisis
                                                       

Xote do Brasil - Jorge Silva do Recife

17.5.12

Jorge Silva - Projeto Roda Pé de serra

DANÇANDOOOO....FORRÓOO...

ERIVAN E ERONITA...FOI AÍ QUE TUDO COMEÇOU...ESSES DOIS QUE LEVANTARAM A BANDEIRA DO PROJETO FORRÓ PE DE SERRA E   NOSSO GRUPO COMEÇOU A FRENQUETAR ESSE DELICIOSO ESPAÇO...OBRIGADA AOS DOIS QUE AMO...

Gisis







O que é


O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.


História do Forró


De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.Fonte NET

                     Jorge Silva CANTA e a gente   DANÇA.. 

                                                                  Gisis

DIVULGANDO O PROJETO RODA DE PÉ DE SERRA



QUEM VIER A OLINDA NÃO DEIXE DE VISITAR O SITIO DAS ARTES NO ALTO DA SÉ E DESFRUTAR DO FORRÓ COM MÚSICA AO VIVO .LÁ TEM TUDO DE BOM!
  Gisis

SEM MÚSICA NÃO HÁ DANÇA...

                                           SEM DANÇARINAS TAMBÉM NÃO HÁ DANÇA...

ESTAMOS SEMPRE JUNTAS NAS ATIVIDADES DE LAZER...A DANÇA NOS APROXIMOU E FORMAMOS UM TRIO DE CATEGORIA.ESTAMOS JUNTAS PRO QUE DER E VIER.UMA AMIZADE TÃO FORTE QUE SE DEU ENTRE NÓS QUE PARTICIPAMOS DE QUASE TUDO JUNTAS...
                                      AS AULAS DE DANÇA E O FORRÓ SÃO CARTAS MARCADAS PRA NÓS...


O ESPAÇO DO PROJETO FORRÓ PÉ DE SERRA SE TORNOU UM ENCONTRO MARCADO PRA NOSSO GRUPO...E OUVIMOS AS MUSICAS DESSE CANTOR QUE TEM MÚSICAS E UMA VOZ MARAVILHOSA...

       EU CANTANDO PARABÉNS NO NIVER DO PROJETO ...REPRESENTANDO O NOSSO GRUPO....   ESSE FORRÓ É TUDO DE BOM!
                             

13.5.12

WORKSHOP DE SAMBA..PROF ANDERSON DE CASTRO....

A MÚSICA E A DANÇA...

ESSE EXTRAORDINÁRIO CANTOR NOS DELICIA COM SUAS MÚSICAS E OS DANÇARINOS DESLIZAM PELA PISTA COMO SE TIVESSEM ASAS...


AQUI NESSE ESPAÇO PRATICAMOS OS PASSOS QUE APRENDEMOS COM NOSSO PROF.ANDERSON DE CASTRO NA ACADEMIA...

AS MÃES DANÇARINAS...

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!A MINHA HOMENAGEM AS MÃES QUE TAMBÉM DEDICAM A SI PRÓPRIAS O PRAZER DA DANÇA...

12.5.12

DANÇANDO...

MOMENTOS INESQUECÍVEIS NA DANÇA...

ALGUNS DOS GRANDES E MARCANTES MOMENTOS DO NOSSO GRUPO NO FORRÓ PE DE SERRA EM OLINDA PE...
                                                     Gisis

DANCE E SEJA FELIZ...


ESSA FOTO NÃO É MONTAGEM.NÃO SEI COMO CAPTEI, NA HORA CERTA, QUE JUJU E ALISON DANÇAVAM UM BELO FORRÓ PE DE SERRA...

11.5.12

Dançar é tudo de bom...


A DANÇA ELEVA A ALMA...O DANÇARINO SENTE  A MÚSICA E VIAJA.ALEX BARROSO ENSINANDO SUA TURMA A DANÇAR...VÁ EM FRENTE AMIGO...


MONICA ..AMIGA E PARCEIRA DANDO UMA FORÇA...
ELA É FANTÁSTICA...

vem dançar comigo...

10.5.12

História da Dança



Na história da dança, pode-se verificar que ela é uma das maneiras encontradas pelo ser humano de expressar sua arte e movimentos. Ainda na Pré História,a dança e a música eram usadas para representar situações e muitas delas ficaram registradas nas paredes de cavernas rupestres.

A dança já era executada durante o antigo Egito, por meio da dança do ventre, para homenagear deuses e na Ásia ela tinha cunho religioso. Além disso, poderia significar a cura, a morte ou o nascimento de uma pessoa.

Na Grécia Antiga a dança ainda podia representar algo muito importante na educação e no culto de algumas religiões. O teatro nessa época também passou a contar com cenas onde os atores dançavam durante os atos. Surgiram também as sátiras e comédias gregas. Quando o território grego foi tomado pelos romanos, suas danças também passaram a influenciar esse povo.

Na Idade Média, a influência da Igreja Católica proibiu algumas danças que continham coreografias que infringiam as diretrizes católicas. Durante o século XIV, predominavam as danças religiosas feitas pelos artesãos. Nas festas em família, essa expressão artística, era muito usada pelas pessoas.

O Rei Luís XIV incentivou o balé na França e deu apoio para manifestações culturais. No início dos anos 1900, a dança contemporânea começou a ser inserida nos salões e escolas de dança. Atualmente, não existe apenas um estilo crescendo sozinho, ele acaba sofrendo influência de outros tipos de dança como o rock e o jazz.

Benefícios da Dança para o Corpo


Flexibilidade

Para praticar a dança, é importante muita flexibilidade e por isso a pessoa deve realizar uma boa série de alongamentos antes de começar a praticar. Durante a própria dança, é exigido do dançarino que ele busque trabalhar o extremo de cada músculo de seu corpo e como isso pode causar dores musculares, o importante é estar preparado.

Força

Quando a pessoa dança, ela está forçando seu corpo para que ele resista ao peso de seu corpo. Os saltos de alguns tipos de dança exigem o uso de muita força.

Resistência

Para quem pretende praticar a dança, é importante acostumar o seu músculo com a série de exercícios feitas durante a coreografia. Com o corpo cada vez mais adaptado a prática de dança, você sentirá menos dores e desconforto muscular.

Bem-Estar

Com a dança, as pessoas podem criar um convívio com as pessoas e estabelecer contatos. A sensação de bem-estar é adquirida com as conversas e a convivência com outras pessoas que compartilham a prática.


DANÇA




Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.

O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas cerimônias dos tempos primitivos.

Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e dançava-se em festas e bacanais.

Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.

No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças. 
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo.
Nos países do Oriente Médio a dança do ventre é muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba são populares. Além desses, o strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança inglesa, pole dance, também conhecida como a dança do cano.

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia